Deputada Ana Pimentel Participa de fórum parlamentar do G20

Sessão de trabalho abordará o tema “Mulheres, Justiça Climática e Sustentabilidade”

No dia 1º de julho (segunda), às 14h, a deputada federal Ana Pimentel participou da sessão “Mulheres, Justiça Climática e Sustentabilidade”, durante o P20, o fórum parlamentar do G20, em Maceió. O evento fez parte da programação da presidência brasileira do G20. Pela primeira vez na história, o evento destaca a importância da justiça climática com um enfoque no papel das mulheres. Ao abordar os desafios e as oportunidades que surgem da crise climática, a sessão promoveu políticas inclusivas que considerem as necessidades e o potencial transformador das mulheres.

Estamos em um ponto crítico onde a justiça climática e a igualdade de gênero são indissociáveis. A crise climática afeta de forma desproporcional as mulheres e meninas, especialmente aquelas mais suscetíveis à vulnerabilidade. Precisamos garantir que as políticas climáticas incluam e empoderem as mulheres, não apenas como vítimas, mas como agentes essenciais de mudança.

Participação Histórica das Mulheres no P20

O P20 (Parliamentary Speakers’ Summit of the G20), também conhecido como Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20, é um fórum onde líderes parlamentares dos países membros do G20 se reúnem para discutir e formular políticas alinhadas com os objetivos do G20. Desde a sua criação, a participação das mulheres tem sido uma área de crescente importância.

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 foi realizada nos dias 1º e 2 de julho em Maceió (AL). Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” marca um avanço significativo na representatividade feminina no fórum do Poder Legislativo do G20, um grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

O encontro buscou não apenas ampliar a participação de deputadas e senadoras nas discussões globais, mas também destacar como a equidade de gênero e a inclusão são essenciais para enfrentar os desafios atuais.  Além disso, a troca de experiências entre as delegações femininas permitiu uma compreensão mais profunda das políticas que têm sucesso em diferentes partes do mundo e como elas podem ser adaptadas para beneficiar outras nações.

As mulheres trazem uma perspectiva única e urgente para essas discussões, garantindo que políticas mais equitativas e inclusivas sejam desenvolvidas. Estou confiante de que essa iniciativa fortalecerá ainda mais a representação feminina nos processos decisórios globais, criando um impacto positivo duradouro para meninas e mulheres ao redor do mundo.

Inscreva-se e fique por dentro das novidades do mandato

    Site protegido por reCAPTCHA. Consulte a Política de Privacidade e os Termos de Serviços do Google.