Pauta passou pela Câmara e pelo Senado, e segue agora para sanção do presidente Lula
O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 3183/2023, de autoria da Deputada Federal Ana Pimentel, que concede à cidade de Resende Costa o título de “Capital Nacional do Artesanato Têxtil”. Após passar por todas as tramitações e comissões da Câmara e do Senado, a pauta segue agora para sanção do presidente Lula.
Resende Costa, localizada na Mesorregião Campos das Vertentes e parte da Microrregião de São João Del-Rei, é uma cidade com profundas raízes na produção de artesanato têxtil, uma tradição que se estende desde o século XVIII. Ao longo dos anos, a comunidade preservou essas práticas, passando habilidades e conhecimentos de geração em geração, com destaque para o papel essencial desempenhado pelas mulheres locais.
O reconhecimento oficial como “Capital Nacional do Artesanato Têxtil” não apenas celebra a rica história e a vibrante cultura têxtil de Resende Costa, mas também destaca a importância econômica dessa atividade para a cidade. Com uma população de cerca de 11 mil habitantes, Resende Costa é o lar de aproximadamente 100 estabelecimentos que comercializam artesanato local. A atividade têxtil é a principal fonte de renda para muitas famílias, com cerca de 70% da população envolvida diretamente ou indiretamente no setor.