A deputada federal Ana Pimentel, vice-presidenta da Frente da Educação (Educação Superior), coordenou hoje uma reunião na Secretaria do Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Junto com parlamentares que integram a Frente e representantes do MEC, foi discutido a recomposição do orçamento das Universidades Federais.
O investimento destinado à construção de novos prédios, reformas e aquisição de equipamentos já foi assegurado no âmbito do Novo PAC. No entanto, a Frente apresentou a necessidade de ampliação do orçamento para a instituições ainda em 2024.
“Foi uma reunião importantíssima em que trouxemos os desafios urgentes das universidades públicas brasileiras para o Ministério da Educação. Reforçamos a importância de aumentar o orçamento das universidades ainda para o ano de 2024. O MEC reforçou que o PAC das universidades vai retomar obras estratégicas que foram iniciadas durante os nossos governos e que, nos últimos anos, foram interrompidas. Conversamos também a respeito do orçamento de custeio, que é tão fundamental, porque ele garante a água, a luz, o contrato dos terceirizados e outros gastos essenciais das nossas universidades”, comentou a parlamentar.
Para abordar o orçamento de custeio, o Ministro da Educação, Camilo Santana, fará um anúncio sobre o tema ainda hoje. A defesa das universidades públicas, dos Institutos Federais e dos servidores técnicos administrativos em educação e docentes constitui um eixo central de atuação do mandato da deputada Ana Pimentel.