Como vice-líder do PT, estamos trabalhando com o Presidente Lula para reconstruir o Brasil e fazendo um mandato em defesa das mulheres, da educação, da SUS e do bem-viver.
Coassinei o projeto “Não é Não”, da deputada Maria do Rosário. E também protocolamos um PL para garantir o direito de mulheres a acompanhante em procedimentos com sedação total ou parcial. Participamos da construção da Politica Nacional de Cuidado do Ministério das Mulheres e protocolamos um PL pela instituição da Política Nacional de Saúde Integral da Mulher.
Assumi a vice-presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação e a coordenação da Frente em Defesa das Universidades Públicas, criada durante a Semana do Ensino Superior, que articulamos e realizamos no Congresso. Aprovamos o PL da “Autonomia Universitária”, relatado por mim na CCJC, que garante às instituições de ensino federais a escolha democrática de seus dirigentes. Já nesse primeiro ano, conquistei o prêmio “Congresso em Foco”, na categoria “Defesa da educação”.
Na saúde, atuei com o Governo Lula para ampliar o Mais Médicos em Minas e lançamos a Frente Parlamentar Mista do SUS. Presidi a importante Frente Parlamentar da Vacina, criada neste ano, e estou na coordenação-geral da Frente Parlamentar de Enfrentamento às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Ouvindo a população, protocolamos o projeto de lei Ana Benevides, para garantir a distribuição de água em eventos públicos. Propus o PLC 198/2023, reconhecendo o trabalho da área ambiental como atividade essencial. E também o PL 4749/2023, que inclui educação ambiental e sanitária no currículo escolar. Essas e outras medidas foram debatidas em audiência que convocamos para discutir efeitos sanitários e ambientais da crise climática.
Ao fim deste primeiro ano, reforço o compromisso de reconstrução do Brasil e atenção aos municípios mineiros, buscando ouvir a população e contribuir para um país mais justo e igualitário.