Frente do SUS se reúne com MPMG contra negacionismo de Zema

Encontro tem como objetivo entregar representação formal contra decisão antivacina do governador

A deputada federal Ana Pimentel (PT), presidenta da Frente Parlamentar Mista do SUS, participou de uma reunião em Belo Horizonte, com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O objetivo foi entregar uma representação formal contra a postura negacionista e antivacina adotada pelo governador Romeu Zema (Novo). Além de Ana Pimentel, participaram da reunião o deputado federal Rogério Correia (PT), a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) – que protocolou a representação – e o deputado estadual Dr. Jean Freire (PT).

No centro da discussão esteve o anúncio de Zema, ao lado do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), permitindo o acesso de alunos não vacinados às escolas estaduais, sob o pretexto da “defesa da liberdade”.

O direito à educação é um direito incondicional, não está atrelado ao cartão de vacinação e nenhuma criança teria a sua matrícula recusada ao não apresentar o cartão de vacinação. O que o governador não fala é que ele tem, sim, responsabilidade de acompanhar e, mais do que isso, estimular a vacinação por parte das famílias e das crianças. Se Zema tivesse compromisso com a vida e com a saúde das crianças, ele estaria convocando as famílias a fazerem uma adesão à à multivacinação que o governo federal está fazendo nesse momento.

A deputada Ana Pimentel destacou que o compromisso com a saúde das crianças requer não apenas a garantia do acesso à educação, mas também o estímulo à vacinação por parte das famílias. Ela ressaltou a importância de ações como a criação de uma subcomissão de acompanhamento da vacinação na Comissão de Saúde da Câmara Federal, bem como a solicitação de uma audiência pública para debater amplamente a questão.

Inscreva-se e fique por dentro das novidades do mandato

    Site protegido por reCAPTCHA. Consulte a Política de Privacidade e os Termos de Serviços do Google.